sábado, 18 de fevereiro de 2017

Odisséia.

James Joyce não tinha o Ulisses todo na mente desde o começo . Mais tarde ele inclusive insistiu para que não se planejasse tudo de antemão : ''Ao escrever surgem as boas coisas '', ele disse. No entanto, Joyce sabia que seu Ulisses moderno teria que atravessar Dublin numa série de episódios como aqueles da Odisséia. O primeiro plano pretendia vinte e dois episódios, mas em 1918 foram reduzidos a dezessete.  Mais uma revisão diminui para oito. A narrativa começou a se aglutinar de maneira excitante: o Ciclope era agora um nacionalista. Circe como madame de um bordel . Algumas das conexões principais com Homero, e em breve surgiram mais relações sutis. Bloom e o escuro cavalo de corrida. O próprio Bloom transformado em cavalo no episódio Circe . O estado eufórico de Joyce fazia-o ver muitos paralelos desse tipo : no episódio O Ciclope, o charuto que Bloom fica brandindo na frente do cidadão é como a lança que Ulisses usa para cegar o ciclope; a lenda pós-homérica conta como Ulisses roubou a estátua de Palas Atena, e, no livro de Joyce , Bloom dá uma olhada profana e erótica na deusa no Museu Nacional . Ulisses era uma piada de Homero , mas aquelas piadas não eram necessariamente tão simples quanto se gostaria. O primeiro propósito era zombeteiro-heróico; o segundo, mais sutil, é o que poderíamos chamar de enobrecimento do zombeteiro-heróico. A versão joyceana da história épica é uma versão pacifista . Ele elaborou um aspecto da epopéia que Homero enfatizara menos exclusivamente, isto é : que Ulisses era a única mente boa entre os guerreiros gregos. Joyce fez de seu Ulisses moderno um homem que não é um lutador físico, mas cuja mente é indomável. As vitórias de Bloom são mentais, apesar da fisicalidade penetrante do livre de Joyce. Essa espécie de vitória não é homérica, embora haja gestos homéricos em direção a ela ;  o único derramamento de sangue no final é  menstrual. E Joyce tomou ainda de empr´´estimo a Dante e Homero um outro aspecto de seu herói. em Dante, Ulisses faz uma viagem que Homero não menciona, uma viagem que expressa o esplêndido desejo dele pelo conhecimento. A persistente e ruminativa curiosidade de Bloom, que é o correlato de classe-média moderna para o desejo de Ulisses, é capaz de cobrir até mais da vida e do mundo dentro de seus pensamentos do que Stephen ,  e faz isso também sem aquele elemento de implacabilidade que Dante, modificando o retrato de Homero de um herói menos impetuoso, critica em Ulisses. A relação de Bloom e Ulisses tem sido imaginada como algo ainda mais tênue que isso. Ezra Pound dizia que o objetivo de usar a Odisséia era meramente estrutural, para dar solidez a uma obra relativamente sem trama.

K.M.



Nenhum comentário:

Postar um comentário