segunda-feira, 8 de maio de 2017
OVERSHOOTING.
Para inserir a questão tributária no contexto macroeconômico, é preciso, antes de mais nada, reconhecer que o enquadramento dos problemas financeiros do Estado assume uma importância central para qualquer economia moderna integrada no comércio mundial, ainda mais se esta procura emergir de um longo período de estagnação e instabilidade monetária. Nessas condiçoes, a consolidação do processo de estabilização pressupõe que o setor público se mostre capaz de prescindir , de forma duradoura, do financiamento inflacionário obtido junto aos Bancos Centrais ou pela colocação de títulos públicos de curtíssimo prazo no mercado. Mais do que isso: após um longo período de inflação muito alta ,marcado por tentativas sucessivas e fracassadas de estabilização e pela perda da confiança na moeda nacional e no Estado responsável pela sua emissão e destruição. é possível que a recomposição do padrão monetário exija, entre outras coisas, um ''overshooting ''ou um sobre-ajustamento fiscal nas etapas iniciais do processo de estabilização. Na impossibilidade de reestruturar o serviço das dívidas internas ou externas, isso significa ter que gerar um superávit primário (isto é , um resultado positivo no orçamento excluindo despesas líquidas de juros) superior ao que seria requerido para sustentar a estabilidade no longo prazo. Um overshooting inicial do superávit primário pode ser necessário por diversas razões, e o peso de cada uma delas depende muito das circunstância específicas de cada país. Uma razão recorrente é que a oferta de financiamento não inflacionário ao setor público, de fontes privadas domésticas ou do exterior, costuma demorar a voltar aos níveis anteriores à crise inflacionária. Por maiores que sejam os esforços de ajustamento e de busca de respeitabilidade por parte dos gestores da política econômica, a credibilidade e o acesso ao crédito de prazo mais longo tendem a se restabelecer lentamente, Muitas vezes os programas de estabilização não contam com qualquer garantia firme de apoio financeiro internacional em escala significativa, como é o caso dos programas realizados em grandes economias. A necessidade de atuar sobre as expectativas pessimistas e reverter a desconfiança constitui ela mesma uma razão adicional para que seja indispensável, ou pelo menos recomendável , produzir algum overshooting na área fiscal. A descrença generalizada na sustentabilidade de um programa de estabilização pode muito facilmente converter-se numa ''profecia auto-realizada'' , ao dar lugar a comportamentos defensivos que elevem os custos sociais e políticos associados ao programa de ajustamento (como a Troika costuma exigir) e acabam por inviabilizar, na prática, a consolidação da estabilidade e a retomada sustentada do desenvolvimento. Nesse caso, o overshooting inicial do superávit primário constituiria uma espécie de ''fuga para frente'', uma tentativa de impedir que a cristalização de expectativas desfavoráveis torne politicamente insustentável o programa de estabilização.
K.M.
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COM INFORMAÇÕES DE : PAUL KRUGMAN -- PEDDLING PROSPERITY : ECONOMIC SENSE AND NONSENSE IN THE AGE OF DIMINISHED EXPECTATIONS --- e
ResponderExcluirM. FRIEDMAN --- DAY OF RECKONING : THE CONSEQUENCES OF AMERICAN ECONOMIC POLICY
Entre algunns especialistas e até no próprio meio político norte-americano, predominava uma noção desfavorável sobre a expectativa da diminuição de impostos nos anos 1980 --- isso mudou de novo nas eleições de 1994
K.M.