Enquanto o desafio militar japonês à dominação ocidental no Leste da Ásia desfazia-se em fumaça, um desafio novo e mais portentoso surgiu nessa região , sob a forma da reconstituição da China como um Estado moderno , através de uma versão achinesada do marxismo-leninismo . Um vez derrotado o desafio militar japonês , o que foi imposto por essa reconstituição tornou-se o determinante isolado mais importante da política ocidental no Extremo Oriente . As origens imediatas desse novo desafio remontam à mesma bifurcação das trajetórias de modernização chinesa e japonesa ocorrida na esteira da Guerra Sino-Japonesa de 1894 , e que impelira o Japão pela rota de Pearl Harbor e Hiroshima. Além de impor às finanças chinesas uma indenização esmagadora de 230 milhões de taéis , o Tratado de Shimonoseki obrigou a China a abrir vários outros portos não apenas ao comércio, mas tbm ''às indústrias e manufaturas '' ----- uma concessão feita ao Japão e que , em virtude da cláusula de nação mais favorecida , foi ''ipso facto '' estendida a treze nações ocidentais . Além disso , o reconhecimento chinês da suserania japonesa na Coréia e a cessão de territórios chineses ao Japão desencadearam , entre as potências ocidentais, uma disputa renhida por esferas exclusivas de influência em grandes porções dos territórios chineses . Assim , as forças centrífugas que já haviam caracterizado a modernização chinesa antes da guerra receberam desta e de suas consequências um impulso tremendo. As tentativas de se opor à tendência para a desintegração territorial do império , empreendidas por facções opostas à corte dos Qing , só fizeram piorar as coisas . ''A humilhação da derrota diante de um antigo Estado tributário e a disputa que se seguiu por esferas exclusivas de influência incitaram o jovem imperador nominal Guangxu a promulgar , no verão de 1898, nada menos que 40 decretos , todos visando a uma modernização radical e abrangente do Estado chinês . O resultado, no entanto , foi um golpe militar articulado pela rainha-mãe , Cixi , que exercia o poder nos bastidores. A recuperação da sorte dos Qing , que Guangxu havia buscado mediante uma aceleração da modernização , foi buscada por Cixi através do patrocínio de uma revolta contra os estrangeiros, a Rebelião dos Boxers, que a China travou e perdeu contra todo o conjunto das nações ocidentais '' (Fairbank ) . A nova indenização , no montante estarrecedor de 450 milhões de taéis , e as novas restrições à soberania chinesa impostas pelo Protocolo dos Boxers de 1901 prepararam o terreno para a queda final do governo dinástico na Revolução de 1911 e para o colapso subsequente de qualquer simulacro de governo centralizado na era dos déspotas militares , de 1916 a 1927 . Economicamente, o Protocolo dos boxers agravou os efeitos do Tratado de Shimonoseki , comprometendo os esforços de modernização da China durante décadas. Os empréstimos contraídos para pagar a indenização aos japoneses em 1895. ''Em 1902 , esses pagamentos absorveram cerca de 45% da receita do governo central '' (Thomas ). Entre 1895 e 1911 , o custo conjunto das duas indenizações foi mais do dobro do capital de todas as empresas manufatureiras fundadas na China por nativos ou estrangeiros entre 1895 e 1913. Os investimentos estrangeiros mais do que dobraram entre 1902 e 1914 e, mais uma vez , entre 1914 e 1931 . ''Durante todo o período de 1902-1930 , porém , o capital que deixou a China sob a forma de ''lucros repatriados '' foi 75% maior do que o investido no país pelos estrangeiros '' (Esherick ) . Como resultado dessa drenagem de lucros e tributos , ''(...) a infra-estrutura industrial e de transportes na China , às vésperas da Segunda Guerra Mundial, era menor , mais desequilibrada e mais fragmentada que a da Índia, um país colonial que tinha uma população menor '' (Bagchi ) . Politicamente, o governo dos Qing ''ficou reduzido a pouco mais do que um desprezado órgão de coleta de impostos para as potências estrangeiras'' (Esherick) . Impedido pelos tratados desiguais de elevar as tarifas , ele foi obrigado a aumentar os impostos e a reduzir o apoio às ''iniciativas de autofortalecimento '' . Pior do que isso , malograram as reformas constitucionais que que almejavam introduzir uma certa medida de governo representativo e conquistar o apoio da alta classe de latifundiários para o regime vacilante , através da criação de assembléias provinciais . ''Os interesses e as autoridades provinciais não tardaram as transformar as assembléias em instrumentos de consolidação e legitimação de sua autonomia em relação à Pequim. Tão logo surgiu a oportunidade , as assembléias declararam sua independência do governo central , precipitando a Revolução de 1911 '' (So e Chiu ). A guerra sino-Japonesa, portanto, deixou legados opostos para a China e o Japão . A vitória na guerra impulsionou o Japão pela trilha da soberania plena e da respeitabilidade no jogo ocidental da política imperialista . A derrota fez a China mergulhar ainda mais fundo no caminho da desintegração imperial e da dominação estrangeira. Pouco antes da derrocada do movimento dos Boxers, Henri Borel, um observador ocidental bem informado , arriscou uma previsão que ainda assusta o Ocidente : '' O partido revolucionário tende a fazer exatamente o que fizeram os japoneses : livrar o país de todas as influências estrangeiras e transformá-lo numa potência independente no Oriente . Se o movimento tiver êxito, o Ocidente estará praticamente acabado e o futuro pertencerá à China e ao Japão, ao Oriente '' (citado em Romein ) . O movimento não teve êxito, e o futuro pertenceu ao Ocidente por mais um século . Mas, como observou Jan Romein depois de citar Borel , em um espaço de meros cinquenta anos, depois de chegar ao fundo do poço da humilhação nacional, a China reemergiu como uma potência autônoma. ''Por trás dos boxers rebelados , , com suas espadas primitivas , , pairava, como no teatro de sombras chinês , a figura gigantesca de Sun Yat-sen ; por trás dele pairou a do Marechal Chiang Kai-chek ; e por trás do marechal , a de Mao Tsé '' . A isso devemos acrescentar que , por trás das duas grandes transições dessa peça chinesa do teatro de sombras ---- dos boxers a Sun Yat-sen e Chiang Kai-chek a Mao ----, a sombra do Japão era era muito maior que a de qualquer país do Ocidente . Por trás da ascensão de Sun houve a sombra da vitória do Japão contra Rússia em 1905 ---- o mesmo ano em que Sun tornou-se chefe da Aliança Revolucionária, em uma reunião de estudantes chineses em Tóquio . Por trás da ascensão de Mao houve a sombra da tomada japonesa da Manchúria em 1931- 32 , a expansão de sua esfera de influência na China setentrional em 1934, e sua tomada das regiões costeiras da China em 1937-38 . No período decorrido entre a ascensão de Sun e a de Mao, houve a era dos déspotas militares na China (1916-1927) e a transformação do Japão, que passou de principal defensor estrangeiro do nacionalismo chinês ---- como ainda era nas vésperas da Revolução de 1911 --- a seu maior inimigo . Assim , a mudança das relações entre a China e o Japão , sob o impacto de sua corporação no sistema interestatal eurocêntrico , preparou o terreno para a evolução do movimento de libertação nacional chinês. Mas essa própria evolução ---- a natureza das respostas do movimento aos desafios criados pela ascensão do imperialismo japonês e a eficácia dessas respostas na consecução dos objetivos do movimento ----- foi determinada, primordialmente, pela relação do movimento com a sociedade chinesa ,, de um lado , e com a política mundial , de outro. No que concerne à relação do movimento com a política mundial, a influência mais importante, sem sombra de dúvidas , foi a exercida pelo marxismo-leninismo, tal como instituído pela Revolução Russa de 1917. em sua forma soviética original , é provável que o marxismo-leninismo tenha sido mais importante para revigorar o Guomindang de Sun , na década de 1920, do que para ajudar na subsequente ascensão do Partido Comunista chinês, de Mao, ao poder . Em 1922, quando uniu forças com o Comintern e começou a reorganizar o Guomindang em moldes soviéticos , Sun havia demonstrado sua preeminência como líder nacionalista da China, mas demonstrara tbm sua incompetência para concluir a Revolução . Segundo Fairbank : ''A ideologia do Guomindang, muito necessária para inspirar os ativistas estudantis, consistia, nominalmente, nos Três Princípios do Povo de Sun Yat-sen (nacionalismo, direitos do povo ou democracia , e sustento do povo ) , mas estes, na verdfade , mais eram uma plataforma partidária (um conjunto de metas ) do que uma ideologia ( uma teoria da história). O Guomindang não conseguiu mais do que o despotismo militar regional em Guangzhou , até que, em 1923, aliou-se à União Soviética, reorganizou-se em moldes soviéticos, criou um exército partidário doutrinado e compôs uma Frente Única com o Partido Comunista Chinês (PCC) . Os quatro anos de ajuda soviética e de colaboração do PCC, juntamente com a animosidade patriótica marxista-leninista contra o ''feudalismo '' interno dos déspotas militares e o ''imperialismo'' das nações estrangeiras, contribuíram para levar o Guomindang ao poder ''. Sun não viveu para colher os frutos da reorganização do Guomindang em moldes leninistas nem os da política da Frente Única com o PCC . Após sua morte , em 1925, a liderança do Guomindang passou para o comandante militar chiang Kai-chek; sob a direção de Chiang, o Guomindang nunca se desfez plenamente da forma leninista de organização e, assim que assumiu o controle da região de Xangai-Nanquim, voltou atrás na política da Frente Única que Sun estabelecera com o PCC. Em um ato sangrento de traição, em abril de 1927, Chiang Kai-chek atacou e dizimou os sindicatos das lideranças comunistas que haviam assumido o controle de Xangai e, em seguida , tratou de expulsar os comunistas chineses de seu recém-formado governo de Nanquim e de instituir o terror contra os comunistas em toda a nação . Essa inversão da política da Frente Única de Sun levou ao reconhecimento do governo de Chiang Kai-chek em Nanquim pelas nações imperialistas , em 1928, mas ''tendeu a eliminar o espírito revolucionário do Guomindang. Em pouco tempo, ele percebeu que estava na defensiva tanto contra o PCC quanto contra o Japão '' (Fairbank ). A ofensiva japonesa não tardou a chegar . Mas, antes que o PCC conseguisse substituir eficazmente o Guomindang na chefia dos movimentos de libertação nacional , sua ideologia e organização tiveram que se converter em uma expressão orgânica das forças revolucionárias dentro da própria sociedade chinesa . Essa transformação produziu um tipo chinês diferenciado de marxismo-leninismo e acabou levando o PCC ao poder. ela começou pela formação do Exército Vermelho, logo depois do rompimento de Chinag Kai-chek com o PCC , mas só chegou à plenitude depois que o Japão se apossou das regiões costeiras da China. Essa transformação teve dois aspectos correlatos. Primeiro, embora o princípio leninista do partido de vanguarda fosse preservado , o impulso insurrecional da teoria leninista foi abandonado . Na estrutura estatal profundamente fragmentária da China dos déspotas militares e do Guomindang , não havia um ''Palácio de Inverno '' a ser invadido (como já vimos em outra oportunidade) , ou melhor , havia um número demasiado grande desses palácios para que qualquer estratégia de insurreição lograsse êxito . Assim, os aspectos insurrecionais da teoria leninista foram substituídos pelo que Mao teorizou, tempos depois, como ''a linha das massas ''' ---- a idéia de que o Partido de vanguarda deveria ser não apenas o Mestre, mas também discípulo das massas . ''' Esse conceito das massas para as massas '' (observa Fairbank ) ''foi, na verdade , uma espécie de democracia ajustada à tradição chinesa, na qual o representante da classe alta governava melhor quando abrigava no coração os verdadeiros interesses da população local e, desse modo , governava em nome dela ''. Segundo e mais importante, ao buscar uma base social , o PCC deu prioridade ao campesinato, e não à ''classe revolucionária '' de Marx e Lênin (o proletariado urbano) . O massacre de trabalhadores liderado liderados pelos comunistas em Xangai , em 1927, havia demonstrado que as regiões costeiras, onde se concentrava o grosso do proletariado urbano, era um terreno traiçoeiro demais para se desafiar a dominação estrangeira e a hegemonia do Guomindang sobre a burguesia chinesa em rápida expansão . O reconhecimento do governo do Guomindang pelas nações estrangeiras , n o ano seguinte , tornou a situação dessas regiões ainda mais desanimadora do antes do para o PCC. Afastados das sedes da expansão capitalista pelos exércitos do Guomindang , treinados e equipados pelo Ocidente , o PCC e o Exército Vermelho ficaram sem grande alternativa senão a de lançar suas bases entre os camponeses das áreas pobres e distantes . O resultado, na célebre caracterização de Mark Selden, foi ''um processo de socialização bidirecional '' , pelo qual o partido-exército moldou as camadas subalternas da sociedade rural chinesa em uma poderosa força revolucionária e, por sua vez , foi moldado pelas aspirações e valores dessas camadas ''. A guerra com o Japão deu um impulso vigoroso a esse processo bidirecional de socialização , fazendo - o passar de uma força meramente local para um força de importância planetária. Quando da rendição do Japão, em 1945 , o partido-exército de Mao dominava quase 100 milhões de pessoas e estava em condições de vencer a guerra civil subsequente, que terminou com a derrota do Guomindang . O desafio à dominação ocidental que surgiu da dupla vitória do PCC --- contra o Japão e o Guomindang ---- foi fundamentalmente diferente do desafio militar japonês que acabara de ser encerrado pelos bombardeios estratégicos nucleares dos Estados Unidos. O desafio japonês tinha-se baseado na idéia de Wei Yuan de usar a tecnologia militar ocidental contra o Ocidente . Como foi assinalado antes, ele fracassou sobretudo porque os progressos japoneses nessa tecnologia não conseguiram manter-se à altura dos novos avanços do Ocidente . Mas fracassou tbm por haver despertado , na região do Leste da Ásia , , forças contrárias que se opunham tão firmemente à supremacia militar japonesa quanto à ocidental. quando o desafio japonês desmoronou, essas forças contrárias se mantiveram firmes, para deter o restabelecimento da dominação ocidental sob a hegemonia norte-americana. Esse novo desafio é que não se baseou na idéia de Wei Yuan de usar a tecnologia militar ocidental para controlar o Ocidente .embora um mínimo de proficiência no uso dessas tecnologias fosse essencial para seu sucesso , o novo desafio baseou-se predominantemente na idéia de Hong Xiuquan de usar a ideologia ocidental para controlar o Ocidente . Hong fizera essa tentativa com uma versão achinesada do cristianismo e havia falhado . Mao, seguindo os passos de Sun , tentou com uma versão achinesada do marxismo-leninismo e obteve sucesso . Entre o fracasso de Hong e o sucesso de Mao transcorreu um século, durante o qual o Ocidente sitiou o antigo centro do sistema mundial do Leste da Ásia, impôs-lhe à força uma grande reorganização , mas nunca conseguiu tornar-se hegemônico, a não ser no sentido restrito e contraditório de haver atraído o Japão para o caminho da guerra industrializada e a China para a trilha da revolução socialista. É a esse tipo de liderança que chamamos liderança contra a vontade do líder , porque, no decorrer do tempo, ela tende a intensificar a competição pelo poder e, com isso, tende mais a reduzir do que a ampliar o poder da nação hegemônica. Os avanços japoneses na aquisição de tecnologia militar do Ocidente intensificaram a competição , e a nação hegemônica ocidental em declínio foi a primeira a fracassar . Na década de 1930 , para todos os fins práticos, o Japão havia ofuscado a Grã-Bretanha como potência dominante da região do Leste da Ásia . Na competição intensificada que decorreu dos avanços da China na aquisição da ideologia revolucionária ocidental , foi o próprio Japão que fracassou . Isso deixou frente a frente a nação hegemônica ocidental em ascensão (os Estados Unidos ) e uma nova China , em uma luta pela centralidade no Leste da Ásia que, desde então , tem moldado as tendências e acontecimentos dessa região .
K.M.
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