sábado, 4 de março de 2017

Vórtice negentrópico automonitorador espontâneo . 77

Eu estava me sentindo como uma figura mal talhada em madeira bruta por um caricaturista bêbado. De onde ela estava talvez não fosse possível me ver direito , ou não ver como eu violava a superfície da água com grande habilidade ; meu torso se movendo com cuidado infinitesimal e grotesco sobre o rio . Aquela água aumentava minha sensação de compacticidade, ao invés de de dissolvê-la , como uma maquinaria a que observamos e ouvimos durante muito tempo . Il plonge une dernière fois ses bras dans le flanc assombri de la rivière. Le bourdon glacé des algues ! E depois, era como se aquele coágulo de sangue e osso que eu era fosse finalmente dissolvido pelo rio no movimento da miríade original, vendo e ouvindo em mim mesmo os infra-sons que transformavam meus olhos em horizontes e vales de terra. Aquele retorno balístico à mim mesmo era o mais alto prêmio da consciência, o trabalho intensivo sobre a consciência era seu próprio prêmio. A volta gradativa ao Eu , na sequência, era sempre como voltar a pôr o mundo entre dois apertados parêntesis ( as altas palavras mortas no Tempo pareciam perder até mesmo o significado de seu som morto . ----- Eu mesmo não lutei braço a braço com Satã uma noite inteira (??) --- ela disse, assim que voltei para a margem : ---- Não permita que as águas da Ira Divina o envolvam até que você tenha limpado sua alma na presença da Luz do Espírito Santo (continuou ela ) O ódio paralisa, mas a Ira liberta. Louvado seja o Senhor , Ó Supremo e Soberano (!) Com as provas a que nos submete limparemos nossas almas e de novo entraremos no reino do Teu amor imortal (!) ----, ela disse, dando formas às palavras que achava imprescindíveis usar no momento . Entramos de novo na casa , e eu a interrompi antes que ela recomeçasse a falar de política, seu assunto predileto. A cena de nosso Getsêmani político mundial ficando cada vez mais afim das minhas cordas vocais : ---- Só consigo evocar a noção do que é ''realmente político'' (Real Politk ?)  na medida em que retenho de tudo quanto considero históricamente importante suas proposições mais ''schimittianas''  ... a educação política como forma eficaz de reunir em sua essência o povo na unidade do seu destino (volkisch ). Na última página do 'Retrato do artista quando jovem'' , por exemplo , Stephen Dedalus escreveu no seu diário : ''Eu vou ao encontro, pela milionésima vez, da realidade da experiência, a fim de moldar, na forja da minha alma, a consciência ainda não criada da minha raça ''. Quando James joyce chegou a Zurique no fim de junho de 1915, era um indivíduo duplamente expatriado. Trieste (sua ''segunda pátria'' ) gradualmente conquistara a difícil afeição daquele homem de gênio inacreditável e sua família. Morou lá onze anos, metade do que viveu em Dublin . Durante esse tempo publicou Música de Câmara  , concluiu Dublinenses , revisou Stephen Hero, transformando-o no Retrato do Artista Quando Jovem ; escreveu Exilados e começou o Ulisses . Depois disso, rejeitou sistematicamente toda conversa sobre ''utopias democráticas '' com o comentário de que jamais fora mais feliz do que sob a indulgente lei do imperador austro-húngaro em Trieste .  Disse um dia para Mary Collum : ''Eles chamavam de império caindo aos pedaços, mas eu desejava era que houvessem mais desses impérios ''. Na Suíça, Joyce e família mantiveram a lealdade com Trieste, falando sua língua em casa e associando-se aos ''triestinos'' . Também em Paris continuaram nostalgicamente falando italiano . ''É a língua mais fácil para a voz '',  insistia Joyce (.) ----, concluí . Estávamos agora no celeiro lá embaixo, deslizando fluidamente com a investida do meu turbilhão joyceano ; para dentro do estábulo também com Mr. Joyce --- Mama Matrix Most Misterious : Kuskykorked ; now it is notariously known how on that surprisingly bludgeony Unity Sunday when the germogall allstar bout was harrily the ragebetween our weltington extraordinary and ... ela subiu na manjedoura e derrubou um pouco de feno em mim ; saí do estábulo e procurei a almofaça . Depois, voltei e me esquivei rápido de um coice do cavalo . Gritei com ele, usando a almofaça e mantendo -me dentro do raio ofensivo do cavalo com a agilidade de um acrobata  , chamando pelo nome dela com um sussurro matreiro de carícia obscena,  que não a incomodava nem um pouco. O cavalo virou a cabeça para trás como uma faísca, os dentes arreganhados, e relinchou poderosamente nos nossos ouvidos . --- Uma fera (.) ----, ela disse .  ''Ninguém mais tem um cavalo tão bom '',  pensei , abrindo sua baia.  Quando me voltei para ela, vi os dois enormes olhos brilhantes dela girando na penumbra como duas bolas de gude de safira sobre um fundo negro de tecido. O cavalo se retirou do estábulo energicamente, sacudindo o pescoço , as orelhas e a crina. ---- E o que você sugere para tentarmos clarificar mais a essência do povo americano e sua nova relação com o Estado (??) (perguntou-me ela ) Uma clarificação do ''político '' (como voce diz ) como modo de ser do americano médio e como as novas possibilidades de seu Estado  ??) ----, conclui ela . Dobrei o manto sobre as pernas dela e me agachei no feno com a lamparina acesa. Ela ficou deitada, me ouvindo imóvel e em silêncio, com grandes gotas de suor paradas em seu rosto , como se tivessem começado a pingar e depois parado para esperar por ela. ----- O conceito de relação AMIGO-INIMIGO  também remonta à Carl Schmitt  ; esse conceito se funda sobre a visão segundo a qual o combate (Kampf ) d.h. die reale Mogliehkeit des Krieges (a possibilidade real da guerra ) seria prévia ao comportamento político ; que a possibilidade do combate decisivo aguça as oposições existentes, sejam morais, confessionais , auto-reflexivas, midiáticas ou econômicas , até a unidade radical do ''AMIGO-INIMIGO '' (eben die Moglichkeit des Entscheidungskampfes ) .Na totalidade da oposição AMIGO-INIMIGO  reside toda a existência política do mundo. E a totalidade política não deve sr necessariamente  idêntica ao Estado e ao Povo (.) Foi Bismarck quem forneceu a definição da política como a ''arte do possível '' --- o possível não como resultado de uma escolha, mas o ÚNICO POSSÍVEL  ---- um possível que não se funda tanto num conjunto de deliberações executivas, mas que é imposto pelo destino .

K.M.

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