segunda-feira, 10 de abril de 2017

Mais uma ATITUDE do que um CONTEÚDO.

  1. A tese da existência de uma racionalidade comunicativa é a base do projeto de Habermas, e aponta para uma ''competência potencial '' passível de tornar-se efetiva nas sociedades modernas. O grau em que essa racionalidade pode tornar-se real é uma questão empírica e reflete o jogo das forças políticas em ação, sendo, portanto, um jogo ABERTO.

    k.m.


  2. Habermas fundamenta a razão comunicativa como específica para um mundo moderno e crítico como o nosso. A racionalidade comunicativa é vista , nesse sentido , como apenas possível num contexto pós-tradicional, sendo mais um processo, a refletir uma forma de lidar com todo tipo de reivindicações valorativas.

    K.M.


  3.  
    É antes muito mais uma ATITUDE do que um CONTEÚDO , madura no campo do republicanismo.


  4.  
    O que está em jogo aqui é a recusa da visão de que a sociedade como um todo deva ser democratizada, o que exige uma espécie de '' compromisso '' entre as necessidades funcionais da complexidade social e formas de integração em vários níveis. Fundamental, no entanto, para esta empreitada, parece ser a distinção entre ''mundo da vida '' e ''sistema '' enquanto esferas sociais regidas por princípios reguladores mutuamente excludentes.

    K.M.

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