sexta-feira, 21 de abril de 2017

O DESAFIO AMERICANO

À medida que o capital  das corporações norte-americanas aproveitou as oportunidades de expansão interna e transnacional criadas pelo governo estadunidense , o capitalismo mundial  passou a funcionar  em um sistema inteiramente novo , do ponto de vista de suas empresas líderes . Durante uns 25 anos  depois de terminada a SEgunda Guerra Mundial , a empresa multidivisional e multinacional americana tornou-se o modelo que as firmas do mundo inteiro procuravam imitar. Nas palavras de Servan - Schreiber : ''O DESAFIO AMERICANO  não era propriamente financeiro ou tecnológico, mas organizacional : era ''a extensão para a Europa, de uma ''organização'' que ainda é um mistério para nós'' (idem ). ''No entanto, na mesma época em que Servan-Schreiber  escreveu , um número crescente de firmas européias havia descoberto maneiras eficientes de enfrentar o desafio , tornando-se, elas mesmas, desafiadoras de empresas norte-americanas fundadas desde longa data, inclusive no mercado norte-americano'' (Chandler ) . Com isso, estava preparado o cenário para uma nova grande intensificação da concorrência inter-empresarial  e para uma nova metamorfose do sistema dominante de empresas .

K.M.

2 comentários:

  1. Momento de transformação fundamental do sistema dominante de empresas As empresas e o governo do centro em declínio tenderam a ficar aprisionados na via específica de desenvolvimento que lhes fizera a fortuna. A adesão contínua àantiga via de desenvolvimento protegeu o Centro em declínio de muitos dos desafios trazidos pela competição intensificada, mas não pôde impedir que novos Centros, particularmente bem posicionados para explorar o maior potencial de crescimento das vias alternativas, ofuscassem a riqueza e o poder do centro em declínio.

    K.M.

    ResponderExcluir
  2. ''A grande empresa, com sua estrutura vertical nacional e com a separação de suas funções entre diretoria e linha de produção, já não parece ser o estágio final de uma evolução necessária para a gestão industrial racionalizada. As redes de atividades econômicas, as redes de empresas e os conjuntos coordenados de trabalhadores parecem abarcar um modelo emergente de produção e distribuição muito bem-feitas '' (Manuel Castells e Alejandro Portes )

    ResponderExcluir